O Que S O As Minorias
Matheus Jochem-N° 30
Rafael Furlan-N° 33
Júlia Ketzer-N° 18
Maria Vitória- N°27
Patrick Froes-N°32
As Minorias no Brasil
I. Introdução
Minorias são grupos marginalizados dentro de uma sociedade devido a aspectos econômicos, físicos, sociais, etc. Porém nem a Organização das Nações Unidas (ONU) não conseguiu formalizar um conceito universalmente aceito para esse termo, então é um tanto quanto difícil conceituar a palavra minoria. UM dos casos mais popular de perseguições a minorias foi o de Hitler, caçando judeus, negros, ciganos e um grande número de homossexuais, escravizando-os. Porém o termo não deve ser associado a números, nesse caso.
Ao longo do tempo foram feitos vários tratados para tentar acabar com todas as questões de desigualdade e nivelar a sociedade, como a Carta de Paris (foi um acordo que estabeleceu um gabinete para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos e Varsóvia).
Quem são as minorias?
Por não terem grande influência, individualmente, na política e/ou na economia de um país, são geralmente discriminados, por motivos econômicos, sociais e culturais.
No Brasil muitas religiões, como exemplo de minoria, tiveram uma história difícil para serem aceitas na sociedade.
Principalmente, e especificamente no Brasil, as religiões africanas, tais como a Umbanda e o Candomblé, tiveram que ser cultuadas em segredo por conta da perseguição da igreja católica. Hoje não há tanta discriminação a essas religiões, mas sim, uma rivalidade entre elas pelo espaço na “sociedade religiosa”. Além disso, são grupos que professam uma religião distinta da professada pela maior parte da população, mas não apenas outra crença, como o ateísmo.
Em todo mundo, o racismo é um grande problema também. Aqui no Brasil a maior parte do racismo é direcionada, em sucessiva relevância, aos negros, índios e imigrantes. Isso é demonstrado na internet com piadas, xingamentos e apelidos maldosos, além do