O Que O Terroir
• Terroir é um termo de origem francesa, provém do latm popular
(terratorium). Significa originalmente uma extensão limitada de terra considerada do ponto de vista de suas aptdões agrícolas, partcularmente à produção vitcola. Usa-se também a expressão produtos de terroir para designar um produto próprio de uma determinada área
• Este termo não designa apenas a terra mas um conjunto de factores tais como a geologia, a topologia, o clima e o produtor vinhateiro.
• O terroir, na ampliação do conceito desenvolvido por geógrafos franceses, é um conjunto de terras sob a ação de uma coletvidade social congregada por relações familiares e culturais e por tradições de defesa comum e de solidariedade da exploração de seus produtos.
O Terroir no Dão
• Rodeada por montanhas em todas as direcções, assente em solos granítcos muito pobres, a Região do Dão estende as suas vinhas dispersas entre pinhais a diferentes alttudes, desde os 1000 metros da Serra da Estrela até aos 200 metros das zonas mais baixas.
• Nesta região as vinhas situam-se entre os 400 e os 700 metros de alttude e em solos onde predominam os pinheiros e as culturas de milho. A região do Dão, rodeada de serras que a protegem dos ventos, produz vinhos com elevada capacidade de envelhecimento em garrafa.
• A zona do Dão situa-se na região da Beira Alta, no centro Norte de Portugal. As condições geográficas são excelentes para produção de vinhos: as serras do
Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela protegem as vinhas da influência de ventos. A região é extremamente montanhosa, contudo a alttude na zona sul é menos elevada. Os 20000 hectares de vinhas situam-se maioritariamente entre os 400 e 700 metros de alttude e desenvolvem-se em solos xistosos (na zona sul da região) ou granítcos de pouca profundidade. O clima no Dão sofre simultaneamente a influência do Atlântco e do Interior, por isso os Invernos são frios e chuvosos enquanto os Verões são quentes e secos.
• As vinhas são esparsas e