O Que O Ssh 1
O SSH é dividido em dois módulos. O SSHD é o módulo servidor, um serviço que fica residente na máquina que será acessada, enquanto o SSH é o módulo cliente, um utilitário que você utiliza para acessá-lo.
O SSH (Secure Shell) é um pacote de programas cujo objetivo é aumentar a segurança de um sistema de redes o mesmo envia dados criptografados e dependendo da sua configuração, pode implantar autenticação de chaves, por isso ele se torna uma ótima opção em relação aos outros que enviam dados em texto puro. Alem de ser uma boa alternativa para as ferramentas como o telnet, rlogin, RSH, e também serviços como FTP. Introdução
O SSH é a ferramenta de acesso remota mais usada. Utiliza um conjunto de técnicas de criptografia para assegurar que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso ao servidor, que todos os dados transmitidos sejam impossíveis de decifrar e que a integridade da conexão seja mantida. O SSH utiliza chaves assimétricas para fazer a autenticação. As chaves assimétricas são um sistema muito interessante, onde temos um par de chaves em vez de uma única chave simétrica. Uma (a chave pública), permite apenas encriptar dados, enquanto a segunda (a chave privada) permite desencriptar as informações embaralhadas pela primeira. O grande segredo é que qualquer informação embaralhada usando a chave pública pode ser recuperada apenas usando a chave privada correspondente. Como o nome sugere, a chave pública pode ser distribuída livremente, pois serve apenas para gerar as mensagens encriptadas, sem permitir lê-las posteriormente.
Ele permite acessar máquinas remotas de forma segura, permitindo inclusive executar aplicativos gráficos e transferir arquivos. O SSH pode ser usado também como meio de transporte para outros programas, como no caso do rsync, que veremos a seguir. Isso permite que você o utilize para fazer backup, criar túneis, ou até mesmo configurar VPNs.
O problema de segurança que este pacote tenta solucionar é o da escuta de rede