psicologia e assist ncia social 1 1
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO
SERVIÇO SOCIAL II
PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL I
DESAFIO PROFISSIONAL
ALUNAS:
ESTEFANI DA SILVA SATURNINO RA: 7928700872
Tutor (a) a Distância (EAD): Maria Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre
BRASÍLIA
ABRIL / 2015
No Brasil, a psicologia foi regulamentada antes do golpe militar, em 1962. No entanto, antes da década de 60, havia estudos psicológicos sobre as intervenções de caráter higienista, moralizante e normalizante focadas principalmente na população carente. A psicologia passava a ter um caráter de controle social e de adaptação da população aos regulamentos da sociedade.
No período do golpe militar, os estudos de psicologia eram produzidos sobre o indivíduo considerado inadequado, anormal, com comportamentos que não estivessem de acordo com os preceitos impostos pelo regime militar. Ao mesmo tempo, havia uma ênfase nas teorias individualistas que favoreceram a burguesia, e assim, a psicologia passou a ter caráter privado, individual e elitista.
Com a valorização de profissionais liberais e de nível superior, no período militar, a classe média se beneficiou com um modelo de psicologia que deixava de ser assistencialista para voltar-se para o modelo de clinica.
A maior parte da Psicologia, a partir da regulamentação da profissão fica orientada para o trabalho clínico, no modelo do consultório particular e uma parcela menor estará nas empresas ou nas escolas, mas, nesses casos, durante bom tempo seguindo a tradição de prática anterior: a prática da psicometria (...) ou de alguma forma de descrição e classificação que pudesse contribuir para a organização, quer da escola, quer do trabalho. (Gonçalves, 2010, p.89)
Entretanto, na década de 70, enquanto havia psicólogos atuando em consultórios particulares, outros profissionais, juntamente com outros