Conectividade SSH
Terminal Remoto e Shell Seguro
O uso de terminais e login remotos sempre existiram para a gerência de computadores remotos, entretanto no início estes terminais de logins remotos não possuam segurança pois os dados eram transmitidos pela rede em forma de texto puro, ou seja, todos os dados (incluindo senha) quando capturados pela rede podiam ser lidos sem maiores problemas.
O servidor de Shell Seguro (SSH) proporciona acesso remoto com autenticação forte e sessão de encriptação com chave pública. O shell seguro é seguro e fácil de usar. O SSH substitui o telnet, FTP, rlogin e rsh como alternativa segura. Toda a comunicação entre cliente/servidor é feita de forma encriptada usando chaves públicas/privadas RSA ou DSA para criptografia garantindo uma transferência segura de dados.
O ssh é então um programa de login remoto (acesso ao sistema) para a execução de comandos em uma máquina remota. O ssh substitui programas de login remotos já consagrados como o telnet, rlogin, etc, os quais não proviam nenhuma segurança (os dados eram transmitidos no formato texto puro) na transferência de dados. O ssh também permite que conexões de servidores gráficos remotos seja feita por um canal seguro.
A segurança do ssh é fornecida devido ao fato dos dados serem criptografados antes de serem transmitidos, isto é possível através do uso de chaves criptograficas publicas trocadas entre os hosts no inicio da transmissão dos dados. 2
Terminal Remoto e Shell Seguro
O servidor ssh chamado de sshd é um serviço que “escuta” conecções dos clientes. O sshd prove autenticação, execução de comandos remotamente, além de troca de dados entre os hosts remotos (estilo FTP).
O ssh de forma geral é constituído dos seguintes programas:
●
●
●
openssh – Contém o utilitário de geração de chaves criptograficas, conhecido como ssh-keygen e o programa de cópia de arquivo remoto chamado de scp. openssh-server – Contém o daemon do servidor sshd e do servidor