Backups em Roteadores Mikrotik
Rafael Kleemann1, Lucas Pellenz2, Alexandre Dickell3
Universidade do Vale dos Sinos (UNISINOS)
Caixa Postal 15.064 – 91.501-970 – Porto Alegre – RS – Brazil
{rafaelkleemann,pellenzlucas}@gmail.com.br, alexandre@dilin.com.br,
Abstract. This proposal describes an idea of use a Linux server as a service that can handle transaction backups for mikrotik routers.
Resumo. Esta proposta descreve uma ideia de se utilizar um servidor Linux como uma maquina que possa gerenciar uma operação de backups em roteadores mikrotik.
1. Introdução
A ideia de se desenvolver em ambiente Linux, um sistema que possa realizar os backup de roteadores Mikrotik, veio de um membro do grupo que trabalha, dia-a-dia com esses roteadores, e enfrenta alguns problemas quanto a questão de backups, que é feita em uma maquina de gerência com sistema operacional Windows, que necessita executar alguns outros programas como o putty para realizar o processo com êxito.
A ideia de ser feita em bash, veio da forma do Linux trabalhar melhor e mais fácil com a questão de SSH e FTP, além de se poder desenvolver mais, a habilidade em scripts dos integrantes do grupo.
2. Equipamentos Mikrotik
MikroTik é uma empresa da Letónia que foi fundada em 1995 para desenvolver roteadores e sistemas wireless para ISP. A MikroTik agora oferece hardware e software para a conectividade com a Internet na maioria dos países ao redor do mundo.
Possuem uma experiência na indústria de hardware e completos sistemas de roteamento, criaram o software que seus equipamentos utilizam o SO, RouterOS, possuem equipamentos para se ter controle e flexibilidade para todos os tipos de interfaces de dados e roteamento. http://www.mikrotik.com 3. Modelo da topologia e material
Para apresentar como exemplo irá montar uma topologia conforme a topologia apresentada (Imagem 1), onde iremos utilizar um notebook como maquina de gerência, um hub e três roteadores Mikrotik modelo RB750