Integrais
Editado Por :Dimas Barbosa Alves
Criado por : Leandro Barbosa
Índice
Parte 01 - Introdução
Parte 02 - Configurando roteamento e NAT
Parte 03 - Configurando DHCP Server e Client
Parte 04 - Servidor PPPoE
Parte 05 - Criando HotSpot
Parte 06 - Manipulando arquivos, backup, restore e funções básicas
Parte 07 - configurando RouterBoard e Mikrotik como roteador wireless
Leandro Barbosa Sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
Wireless com Mikrotik - Parte 1
Bom dia, prezados!
Nos próximos dias escreverei alguns artigos de um dos equipamentos de telecomunicações mais utilizados pelos provedores e grandes empresas, quando falado em tecnologia wireless e roteamento.
1 - Introdução e requisitos
O que vamos utilizar em nossos estudos é o sistema Mikrotik e como equipamentos podemos utilizar os computadores comuns, servidores ou RBs.
RB (RouterBoard) é uma placa que simula uma CPU comum, porém em tamanho reduzido e próprio para a utilização em torres, centrais de fornecimentos, adaptável em diversos ambientes. Seu processamento varia de acordo com o tipo de utilização que será feita.
As RouterBoads possuem slots de expansão de acordo com o modelo e a necessidade, desta forma podemos ter uma quantidade de placas Wireless e interfaces de rede para atender as demandas.
Como nosso foco será mantido nos Mikrotiks, sugiro que entrem no site do fabricante e verifiquem mais sobre as RBs, segue o endereço: http://www.routerboard.com
Segue link da página do fabricante Mikrotik para download do sistema operacional Mikrotik: http://www.mikrotik.com/software.html#
Caso o estudo seja feito utilizando uma placa RB, não será preciso aquisição do sistema, visto que o mesmo já está embutido da placa.
2 - Primeiros passos
Para acessar o sistema mikrotik em uma RB, basta efetuar o download do programa Winbox Configuration Tool no site http://www.mikrotik.com/download.html.
Após instalado, execute a aplicação e siga os passos sugeridos abaixo.