PERDAS EM ENERGIA ELÉTRICA
Alexandre Duarte Pantoja,Cleidson Melo Arouche, Luciano Marques Sampaio, Rogger Tiago Cardoso Nascimento
Instituto De Estudos Superiores Da Amazônia
Endereço: Avenida Gov. José Malcher, 1148 - Nazaré - Belém-PA. Telefone: 91 – 40055400
Resumo O tema em destaque é um dos principais problemas que as empresas concessionárias de energia elétrica enfrentam. Tentando encontrar soluções para reduzir índices de perdas técnicas e não técnicas de energia elétrica, diversas pesquisas são realizadas nas áreas de maior índice de perdas.
Estudos apontam que as periferias das grandes cidades têm um alto índice de perdas não técnicas.
Introdução
O processo de transmissão de energia elétrica, seja em nível de transmissão ou distribuição, envolve perdas elétricas que estão condicionadas á operação do sistema elétrico. As perdas globais no sistema podem ser definidas como a diferença entre a energia que é gerada e inserida no sistema e a energia que efetivamente é entregue aos consumidores finais e faturada. O tema em destaque é um dos principais problemas que as concessionárias de energia elétrica enfrentam. Sempre buscando encontrar soluções por meios de estudos técnicos, elaboração de projetos e novas tecnologia, para ver se conseguem diminuir a grande demanda de perdas de energia elétrica. Mais com o progresso vem os transtornos, zonas periféricas que por sua vez necessitando usufruir das estruturas formadas pelos avanços tecnológicos. Estima-se que, no Brasil, historicamente as perdas elétricas na rede de distribuição de energia elétrica sejam responsáveis por perda totais em torno de 15% da energia comprada pelas distribuidoras.
ABSTRACT
The process of electricity transmission, either in transmission or distribution level, involves electrical losses that are contingent will operate the electrical system. Overall losses in the system can be defined as the difference between the energy that is generated and inserted in