O que o professor deve saber sobre o desenvolvimento motor de seus alunos
Esse texto nos retrata inicialmente o primeiro contato que o professor vai ter com os seus alunos. É nesse momento que ele tenta identificar as características de cada aluno, principalmente quanto ao seu comportamento. É de seu conhecimento que alguns alunos vão se destacar e apresentar mais facilidades de aprendizado que outros, essas diferenças tornam o trabalho mais dificultoso, porém com mais motivação e satisfação.
Essas mudanças comportamentais de cada criança podem ser observadas pelo professor no decorrer do ano letivo, o texto indica que o professor faça uma avaliação inicial de cada aluno e depois uma comparação no final de cada ano, isso vai mostrar ao professor que os alunos apresentam uma variação comportamental do que apresentado no inicio, mas essa transformação não será padrão em todos, pois cada um apresentara um determinado tipo de mudança com ritmos diferentes para essas ocorrências.
O texto nos mostra que o movimento é essencial para o desenvolvimento da criança nos primeiro momentos de escolarização. A atividade motora estabelece de forma eficiente a relação entre o ser humano em desenvolvimento e tudo o que esta em sua volta. O texto indica formas de como aplicar esse “movimento” em pratica em sua forma de aprender, com atividades tais como: Correr, Brincar, tocar um instrumento e etc. Naturalmente a criança em seus primeiros anos tem essa necessidade e desejo de praticar tais formas de movimentação, principalmente crianças de 4 a 10 anos, cabe a cada professor fazer com que isso se torne uma forma de aprendizado.
PERIODOS DO DESENVOLVIMENTO MOTOR
São encontradas muitas no comportamento motor dos seres humanos ao longo da vida, essas mudanças são percebidas na infância, na adolescência e são menos percebidas na idade adulta. São identificados seis períodos de desenvolvimento motor, pela DRA. Jane Dark nesses períodos é possível perceber as mudanças das habilidades