Primeiro socorros
Os primeiros socorros surgiram em 1870 quando Dumant clamava por humanidade, socorros aos feridos. Prestações dos Primeiros Socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando.
Os primeiro socorros são primordiais a manutenção da vida segundo Oliveira, Parolin e Teixeira jr. (2004), o estudo pelo médico norte americano D, em 1982, mostra que há uma redução de 20% a 50% no número de óbito, quando realizado um atendimento pré-hospitalar adequado.
Primeiros socorros são uma serie de procedimento simples com o intuito de manter vidas em casos de emergência, feitos por pessoas comuns com esse conhecimento, até a chegada de atendimento médico especializado.
O melhor é conseguir treino em primeiro socorros antes de se precisarem usar o procedimento em qualquer situação de emergência. Tão importante quanto os próprios primeiros socorros é providenciar o atendimento especializado. Ao informar as autoridades, deve-se ser direto e preciso sobre as condições das vitima e o local da ocorrência.
A seriedade e o respeito são premissas básicas para um bom atendimento de APH (primeiros socorros). A grande maioria das situações de acidentes poderia ser evitada; com um atendimento pré-hospitalar, porém, quando elas ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
Objetivo do primeiro socorro é auxiliar na recuperação de uma pessoa acidentada ou pelo menos impedir que seu estado piore.
A importância dos primeiros socorros reside no fato de que, apesar da grande maioria dos acidentes podem ser evitados, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras até mesmo salvar vidas. Mas, do mesmo modo, um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima. Quanto à legislação, o artigo 135 do Código Penal Brasileiro diz que deixar de prestar socorro à vítima