O QUE O PPP
O PPP é um documento que regulariza e norteia todas as ações educativas, discute os problemas, as especificidades e as necessidades da escola, define direitos e deveres, o calendário escolar e a forma de avaliação. Segundo Vasconcellos (2005, p. 169),
Os princípios norteadores do Projeto Político Pedagógico estão fundados nos princípios que deverão nortear a escola, para que esta seja democrática, pública, gratuita e que tenha autonomia para elaborar suas propostas pedagógicas.
O PPP é o principal responsável pela compreensão da escola como um processo endógeno, ou seja, vista de dentro para fora, com identidade própria, e pela melhoria da qualidade de ensino e do seu trabalho pedagógico. No entanto, é importante ressaltar que os órgãos legisladores educacionais passaram a exigir maior controle nos resultados finais por intermédio das diferentes avaliações aplicadas na educação básica para verificar o rendimento escolar e até podar a autonomia escolar.
A construção do PPP requer constante participação de todos os envolvidos no ato educativo, conhecimento do que instituem os atos legais e das necessidades e especificidades da escola. Segundo Schneider (2001, p. 50), “A expressão ‘construção’ pressupõe edificação, estruturação, transformação. Busca alcançar patamares mais elevados e distintos na forma de conceber o processo educativo na escola.”
É fundamental considerar o desenvolvimento sociopolítico e cultural dos estudantes e a análise institucional. Esta, por sua vez, permite coletar informações em todos os segmentos da escola. Além disso, são necessários o suporte teórico e as reflexões para solucionar ações que visem à melhoria do ambiente escolar.