A Sustentabilidade Ao Longo Do Ciclo De Vida De EdifiI Cios A Importancia Da Etapa Do Projeto Arquitetonico
6097 palavras
25 páginas
A SUSTENTABILIDADE AO LONGO DO CICLO DE VIDA DE EDIFÍCIOS: AIMPORTÂNCIA DA ETAPA DE PROJETO ARQUITETÔNICO♦
DEGANI, Clarice Menezes (1); CARDOSO, Francisco Ferreira (2)
(1) Pesquisadora Mestranda, Universidade de São Paulo – Escola Politécnica (PCC.USP)
Caixa Postal 61548, São Paulo, SP 05424-970 e-mail: clarice.menezes@poli.usp.br. Bolsista da FAPESP
(2) Professor Doutor, Universidade de São Paulo – Escola Politécnica (PCC.USP)
Caixa Postal 61548, São Paulo, SP 05424-970 e-mail: francisco.cardoso@poli.usp.br
RESUMO
O atual movimento em prol do desenvolvimento sustentável afeta a construção civil. E para a construção de edifícios tal fato deve-se principalmente ao grande volume e diversidade de componentes nela empregados, além do longo período de duração de seus produtos, de algumas dezenas de anos.
Para conhecer o desempenho ambiental dos edifícios há que se analisar a interação entre as atividades desenvolvidas durante todo o seu ciclo de vida e o meio ambiente, identificando os possíveis impactos ambientais associados.
Considerando ser o projeto o ponto de partida do ciclo de vida de um edifício, espera-se que grande parte das soluções minimizadoras de seus impactos ambientais parta dos arquitetos responsáveis por esta etapa.
Este artigo pretende identificar os pontos nos quais os projetos arquitetônicos podem influenciar nos impactos ambientais verificados durante o ciclo de vida dos edifícios. Ele faz isso a partir de uma revisão bibliográfica e da experiência dos autores em canteiros de obras e avaliações pós-ocupação, analisando as etapas de planejamento, implantação, uso, manutenção e demolição. Também são referenciados alguns trabalhos e pesquisas em andamento, bem como práticas já adotadas, todos direcionados à melhoria do desempenho do edifício quanto à sustentabilidade.
O objetivo é apresentar aos profissionais responsáveis pelo projeto de arquitetura uma visão abrangente das interferências entre os edifícios e o meio ambiente, apontando algumas