Importância do técnico de Segurança na Construção Civil
A preocupação com a saúde e a segurança no trabalho, é desde a época mais longínqua, onde os homens procuram proteção contra animais ferozes e contra fenômenos atmosféricos, tendo que se proteger em cavernas. Antes do período da revolução industrial o trabalhador era quase descartável. Não se preocupavam com a prevenção. Se acontecesse um acidente fatal simplesmente era contratado outro lugar.
Só a partir da revolução industrial, começa-se a trabalhar com máquinas, passa a ser necessário ter mão de obra qualificada. O ser humana começa a ser valorizado no trabalho.
Desde então empregador começa a perceber que a simples substituição de um empregado não é vantajosa. Nota-se que a troca imediata gera mais custos do que investir em prevenção. Começa ai a mudança de mentalidade que viria transformar as relações que norteiam o trabalho e as ações de segurança dentro do ambiente de trabalho no mundo inteiro.
No Brasil em 1830 foi criada a primeira lei relacionada a segurança. A lei regulamentava sobre a prestação de serviços, era direcionada a brasileiros e estrangeiros. Mas só na década de 40 a revolução industrial chega ao Brasil. Nessa época as multinacionais começam a se instalar no Brasil. Varias normas de segurança são trazidas junto com eles.
Em 1944 a lei de acidentes é reformada dando inicio a criação do capitulo V da CLT. Desde então, as leis foram ficando mais rígidas e indo de encontro ao trabalhador, dando mais saúde e segurança ao colaborador.
Nas ultimas décadas, o setor da construção teve um índice de crescimento muito alto. Devido o desenvolvimento das cidades e crescimento da população, a instalações de empresas fizeram com que a demanda de construções aumentassem.
JUSTIFICATIVA
A intenção desse trabalho é esclarecer e informar sobre a atividade de TST, a fim de elucidar a todos uma melhor visão desse importante profissional.
O TST muitas vezes é mal interpretado pelos profissionais onde trabalha, onde é visto como um profissional que