O que e ideologia.
Nosso trabalho consistiu em discutir a ideologia na concepção Marxista a partir da Leitura do livro “ o que é ideologia?”, de Marilena Chauí.
A ideologia no conceito marxista pode ser descrita como: crença falsa ou falsa consciência das relações de domínio entre as classes resultante da distorção ou inversão proposital da realidade.
Para compreender essa ideologia, é preciso acompanhar o processo que a produz concretamente, tendo em mente que para Marx é de extrema importância que saibamos compreender a história como história dos homens e história da natureza, cujos aspectos são inseparáveis e se condicionam mutuamente, pois juntas essas histórias determinam as condições concretas de nossa existência. Logo uma ideologia pode ser quebrada já que depende da transformação das relações sociais e, portanto, das relações econômicas e políticas.
Chauí nos mostra que no período feudal, a relação de senhor e servo foram quebradas pelo surgimento de uma nova classe, a burguesia.Junto com ela, surge o capitalismo. A partir desse desnível social, ela vai poder nos conceituar na luta de classes, que é o ponto chave da filosofia “Marxista”.
Para entender melhor a luta de classes, Chauí, nos apresenta o conceito de mercadoria. Ai surge nossa primeira pergunta proposta em nosso seminário; “O que é mercadoria?”. Mercadoria é o trabalho concentrado não pago. Ao analisar a mercadoria podemos perceber que ela é um objeto ao mesmo tempo concreto e abstrato, que ajuda a ocultar a exploração econômica, já que é a partir do modo como os homens na produção de suas condições materiais de existência, se dividem no trabalho, que serão determinadas as relações sociais.
A análise da mercadoria revelará, por exemplo, que há mais mercadorias do que supúnhamos à primeira vista, pois um elemento fundamental do modo de produção capitalista, o trabalhador, que aparece como um ser humano, é, na verdade, uma mercadoria – ele vende no mercado sua