Relatório queda de livres
Discentes: Sofia , Diana, Física Aplicada, Universidade do Algarve, Escola Superior de Saúde de Faro
Resumo
Neste trabalho fez-se a contagem do tempo de queda de um objecto esférico dependendo da sua altura pré-definida, utilizando o relógio electrónico aliado ao prato interruptor para cronometragem e fita métrica para a medição da altura, sempre num ponto fixo. Com 10 alturas diferentes chegamos a resultados similares. No final efectuaram-se os cálculos necessários para determinar valores específicos.
1.Introdução
Denomina-se queda livre o movimento de subida ou descida que os corpos realizam no vácuo ou quando desprezamos a resistência do ar, nestes meios, todos os corpos caem com uma aceleração constante. Num meio sem vácuo ou sem desprezo da resistência do ar a aceleração não será sempre constante.
O exemplo com maior ocorrência de um movimento com aceleração constante é o de um corpo em queda na superfície terrestre. Ao desprezar a resistência do ar, verifica-se que todos os corpos apresentam a mesma aceleração no seu movimento de queda, no mesmo local da superfície terrestre, não importando, a sua massa, constituição ou superfície; se a altura da queda não tiver valores elevados, a aceleração irá ser constante durante todo o movimento de queda. Este movimento de queda em que se despreze a resistência do ar e diferenças de aceleração, é denominado de queda livre.
Neste trabalho estudámos a lei da queda de graves. Pudemos determinar com o uso dos resultados obtidos na experiencia, o valor experimental da aceleração da gravidade utilizando um gráfico com os valores obtidos.
Substituindo na equação reduzida da recta obtemos: y=a+bx↔ h=a+bt2↔ h=12gt2↔ 12g é o declive da recta do gráfico.
2. Material
O material utilizado neste trabalho está listado e identificado abaixo: * Esfera metálica. * Relógio electrónico, incerteza da