o que e filosofia
Podemos entendera sociologia como uma das manifestações do pensamento moderno. Surge posteriormente a constituição das ciências naturais e de diversas ciências naturais sociais
A sua criação não e obra de um único filósofo ou cientista, mas representa o resultado da elaboração de um conjunto de pensadores que se empenham em compreender as novas situações de existência que estavam em curso. O século XVIII constitui um marco importante para a história do pensamento ocidental e para o surgimento da sociologia. A dupla revolução que este século testemunha- a industrial e a francesa- constituía os dois lados de um mesmo processo, qual seja, a instalação definitiva da sociedade capitalista. A palavra sociologia apareceria somente um século depois, por volta de 1830, mas são os acontecimentos desencadeados pela dupla revolução que precipitam e a tornam possível.
Num período de oitenta anos, ou seja, entre1780 e 1860 a Inglaterra havia mudado de forma marcante a sua fisionomia.
A desaparição dos pequenos proprietários rurais, dos artesãos independentes, a imposição de prolongadas horas de trabalho etc, tiveram um efeito traumático sobre milhões de seres humanos ao modificar radicalmente suas formas habituais de vida.
As consequências da rápida industrialização e urbanização levadas a cabo pelo sistema capitalista foram tão visíveis quanto trágicas: aumento assustador da prostituição do suicídio, do alcoolismo, do infanticídio, da criminalidade, da violência, de surtos de epidemia de tifo e cólera que dizimaram parte da população etc.
Um dos fatos de maior importância relacionados com a revolução industrial e sem dúvida o aparecimento do proletariado e o papel histórico que ele desempenharia na sociedade capitalista. As manifestações de revolta dos trabalhadores atravessaram diversas fases, com a destruição das máquinas, atos de sabotagem e explosões de algumas oficinas, roubos, crimes, evoluindo para a criação de associações