Relatório de Química
Eletroquímica é o ramo da Química que estuda a transformação de energia química em energia elétrica e vice-versa. Essa transformação ocorre por meio das reações químicas entre os elementos presentes em uma reação, na qual um elemento perde elétrons e outro ganha elétrons.
É importante aprofundar o conceito de pilhas ou células voltaicas. Trata-se de sistemas que produzem corrente contínua e baseiam-se nas diferentes tendências para ceder e receber elétrons das espécies químicas. O ânodo é o polo negativo, onde ocorre a oxidação, e o cátodo é o polo positivo, onde ocorre a redução.
Dentre os tipos de pilha, destaca-se a Pilha de Daniell, constituída de uma placa de Zinco (Zn) em uma solução de ZnSO4 e uma placa de Cobre (Cu) em uma solução de CuSO4. As duas soluções são ligadas por uma ponte salina, que permite o fluxo de elétrons.
Já a eletrólise é um processo químico não espontâneo provocado por uma corrente elétrica proveniente de um gerador (mais especificamente, uma pilha).
Por fim, galvanoplastia ou eletrodeposição é um processo de blindagem em que os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo.
Sendo (g) a massa eletrotransformada, a variação de elétrons, (C/mol) a constante de Faraday, (g/mol) a massa molar do íon envolvido na eletrotransformação, (A) a intensidade de corrente elétrica e (s) o tempo gasto na reação, a fórmula que permite calcular o rendimento de um processo eletroquímico, como a galvanoplastia, é a seguinte:
O procedimento experimental que segue visa construir e compreender a constituição de pilhas, realizar a galvanoplastia para uma lâmina de latão e calcular o rendimento desse processo.
2. MATERIAIS E MÉTODOS
2.1. MATERIAIS UTILIZADOS
Foram utilizados os seguintes materiais:
Tubo de vidro em forma de “U”;
Soluções: NaCl, 50 mL de ZnSO4 a 1 mol/L, 50 mL de CuSO4 a 1 mol/L, 50 mL de permanganato de sódio a 0,1 mol/L, 80 mL de HCL a 0,5 mol/L,