O que você faria
O 'metodo Gronholm' é um jogo de manipulação, onde os candidatos procuram demonstrar os pontos fracos dos demais de forma muitas vezes cruel para se sobressair aos demais, sabendo, ou pelo menos imaginando, estar sendo observados por psicólogos e um espião da empresa. O objetivo não é demonstrar suas qualidades, mas destruir o seu adversário de forma que ele não possa esboçar reação.
O capitalismo, a globalização tornou o homem um robô, que necessita acumular dinheiro, o problema é que esse dinheiro nunca é suficiente para que ele pare e possa descansa conviver com seus filhos, viajar a lazer e curtir sua família.
Voltando ao filme Carlos demonstrou ter incorporado da melhor forma as exigências do método, percebeu que eram todos contra todos sem espaço para preocupações com escrúpulos, influencia na eliminação do primeiro candidato, é responsável pela eliminação de Ana e Fernando e consegue convencer Nieves a abandonar a seleção, ele entende que o mercado é cruel e para sobreviver nele deve agir também cruelmente. Sem remorsos.
5. Analise a estratégia utilizada por Carlos para ser o vencedor.
Carlos, tomado pela lógica particularista e pela dinâmica da manipulação reflexiva, utiliza-se de várias estratégias próprias da sociedade capitalista, com o objetivo de destruir o outro. Na verdade, nesta perspectiva o outro não é visto como próximo, ou seja, de acordo com o texto, o que prevalece é uma “cegueira branca” onde uns não reconhecem os outros como sujeitos humanos, mas apenas como obstáculos a serem superados. Assim, Carlos, no caso da exclusão de Ana, usa preconceitos arraigados na cotidianidade burguesa, no qual mobiliza em seu argumento, um duplo preconceito – primeiro preconceito ancestral de gênero e, depois, preconceito contra os supostos “improdutivos” e “fracassados” da ordem burguesa – Ana é mulher em idade avançada,