Trabalho olho humano
BAURU - 2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1 OLHO HUMANO 4
2 PRINCIPAIS COMPONENTES DOS OLHOS 4
2.1 Conjuntiva 4
2.2 Córnea 4
2.3 Coróide 4
2.4 Cristalino 4
2.5 Fóvea 5
2.6 Íris 5
2.7 Mácula 5
2.8 Pupila 5
2.9 Retina 5
3 CONES E BASTONETES 5
3.1 Definição 5
3.2 Cones 5
3.3 Bastonetes 6
3.4 Fotópica, escotópica e mesotópica 6
4 COR 6
5 DEFEITOS DA VISÃO 6
CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIA 9
INTRODUÇÃO
O olho é uma parte do nosso corpo extremamente complexa. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Ele possui vários componentes, o que o torna bem complexo.
E o objetivo deste trabalho, é entender melhor sobre o funcionamento do olho, do que ele é constituído, como ele consegue transmitir a visão e a captação das cores. Saberemos também os tipos de doenças, se existem tratamento.
1 OLHO HUMANO
O olho é um órgão que com certeza é um dos mais importantes componentes que existe no ser vivo, pois, graças ele que podemos ter milhares de informações externas que podem nos proporcionar várias emoções, como felicidades, tristezas, medo e entre outros sentimentos.
Ele é formado por vários meios transparentes além de um sistema fisiológico com inúmeros componentes. Todo o conjunto que compõe a visão humana é chamado globo ocular, que é uma esfera com cerca de 2,5 cm de diâmetro e 7g de peso.
Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa primeiramente à córnea, uma película transparente que protege o olho. Chega, então, à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega a uma lente, o cristalino, e é focada sobre a retina. A lente do olho produz uma imagem invertida, e o cérebro a converte para a posição correta.
Na retina, mais de cem milhões de células fotorreceptoras transformam as ondas luminosas em impulsos eletroquímicos, que