Trabalho de física - óptica: a visão e o olho humano
← O olho é um órgão do nosso corpo extremamente complexo. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Sob esse aspecto o olho humano pode ser comparado a uma câmera fotográfica, pois ambos possuem abertura para a passagem de luz, uma lente (cristalino- NO OLHO) e um anteparo(retina- NO OLHO), onde a imagem é recebida e registrada.
O Olho Humano
O globo ocular tem a forma de duas calotas esféricas. A parte da frente do olho é uma membrana transparente chamada córnea. A outra é opaca, sendo formada de três camadas: a esclera, que é a mais externa e dá sustentação ao olho; a coroide, que é a intermediária, irrigada por vasos sanguíneos; e a retina, que é a interna.
← A íris: É aquela parte circular que dá a cor do olho, ela tem uma abertura central, a PUPILA, por onde entra a luz. O diâmetro da pupila varia automaticamente com a intensidade da luz do ambiente. Em ambientes com grande luminosidade ela é estreita e pode atingir um diâmetro de até 1,5mm, fazendo com que entre menos luz no globo ocular. Em ambientes mais escuros ela se dilata atingindo diâmetro de até 10mm, fazendo com que entre mais luz.
• Cristalino: É uma lente gelatinosa, elástica e convergente(biconvexa) que ajusta(focaliza) a imagem sobre a retina. A distância focal do cristalino é modificada por movimentos de músculos, os músculos ciliares, permitindo ajustar a visão para objetos próximos ou distantes. Isso se chama acomodação visual.
-Quando os músculos ciliares estão relaxados o cristalino se apresenta o mais achatado, focalizando somente objetos que estão a grandes distâncias. (Ponto remoto)
-Quando os músculos ciliares se contraem, o cristalino se torna mais convexo. Para focalizar objetos próximos.(Ponto Próximo)
← Retina: É uma estrutura com várias camadas de células nervosas(cones e bastonetes) super sensíveis à energia da luz capazes de transformar os raios