Óptica da visão
ÓPTICA DA VISÃO
CUIABÁ 2014
NATHÁLIA REGINA DA SILVA NASCIMENTO
LUAN FELIPE AMORIM
NAYARA CONCEIÇÃO RODRIGUES DE SOUSA
ÓPTICA DA VISÃO
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de física, do curso de técnico integrado em meio ambiente, do Instituto Federal de Mato grosso Campus Cuiabá – Bela Vista, ministrado pela professora Euzenil.
Cuiabá 2014
SUMÁRIO
1.0 RESUMO
2.0 INTRODUÇÃO
3.0 OBJETIVO GERAL
4.0 ESTRUTURA DO GLOBO OCULAR
5.0 COMPORTAMENTO ÓPTICO DO GLOBO OCULAR
6.0 ACOMODAÇÃO VISUAL
7.0 DEFEITOS DA VISÃO
8.0 CONCLUSÃO
9.0 BIBLIOGRAFIA
1.0 RESUMO
Na física, o estudo do comportamento dos raios luminosos em relação ao globo ocular é conhecido como óptica da visão.
O olho é um órgão do nosso corpo extremamente complexo. Com ele podemos focalizar um objeto, controlar a quantidade de luz que entra e produzir uma imagem nítida de um objeto. Sobre esse aspecto o olho humano pode ser comparado a uma câmera fotográfica, pois ambos possuem abertura para a passagem de luz, uma lente e um anteparo, onde a imagem é recebida e registrada.
2.0 INTRODUÇÃO
Óptica é o ramo da física que estuda os fenômenos relacionados à luz. A óptica explica os fenômenos da reflexão, refração e absorção. O estudo da óptica divide-se em duas partes: Óptica geométrica e Óptica física as quais estudaremos a seguir.
A maioria das informações que recebemos do mundo que nos rodeia é recebida por meio da visão, que é caracterizada pela interação da luz com a retina de nossos olhos. Podemos enxergar graças à sensibilidade que nossos olhos apresentam em relação à luz que provem dos objetos.
O sentido da visão está na dependência de um estímulo externo que é recebido pelo olho na forma de luz. Os raios luminosos devem atravessar uma série de meios transparentes antes