o que toc
((*) Viviane Sampaio
No Brasil, o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) é uma doença que atinge atualmente entre 3 e 4 milhões de pessoas. Muitas destas pessoas, embora tenham suas vidas gravemente comprometidas pelos sintomas, nunca foram diagnosticadas e tampouco tratadas. Talvez a maioria desconheça que seus pensamentos e comportamentos fazem parte de uma doença (1).
Conforme o DSM-IV (2), os sintomas apresentados no TOC são as obsessões e compulsões que acontecem por mais de uma por dia e que causam significativo prejuízo na rotina da vida do paciente e seus familiares.
Obsessões são idéias, pensamentos, palavras, frases, números ou imagens que se repetem persistentemente na consciência do indivíduo sem que ele consiga neutralizá-los ou afastá-los de sua mente. As obsessões mais conhecidas são:
(A) Obsessões com sujeira, contaminação, limpeza e doenças: preocupação exagerada com limpeza, medo de ser contaminado ou contrair alguma doença.
(B) Obsessão com perfeccionismo: preocupação exagerada em falhar ou de ter dúvida.
(C) Obsessões de armazenagem/poupança: acumular, colecionar ou guardar objetos inúteis (jornais velhos, documentos, caixas de sapato, garrafas de plástico, roupas sem uso etc.)
Essas obsessões são acompanhadas de emoções intensas (ansiedade, medo, culpa etc) e levam a pessoa a fazer algo (compulsões ou rituais) ou a evitar a fazer como tentativa de diminuir o sofrimento provocado pelas emoções e pensamentos. Entretanto, essas atitudes só proporcionam um alívio momentâneo e não melhoram o seu quadro clínico. São exemplos de compulsões:
(1) Compulsões por limpeza e contaminação: lavar as mãos, escovar os dentes, lavar móveis e objetos inúmeras vezes sem parar, trocar excessivamente de roupa mesmo que estejam limpas, usar sabão, detergente e desinfetante de forma descomunal, tomar banhos demorados, eventualmente usando álcool, exigir que familiares ao virem da rua tirem os sapatos ou