bijo
Em termos, podemos dizer que há tipos diferentes de fungos e também que eles têm uma forma de vida simples. Em suas diferenças, tem aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, e causadores de diversas de doenças. Há ainda os que vivem em vegetais e animais mortos.
Também os que servem para alimento e até aqueles que se pode extrair medicamentos que trazem benefícios para a saúde do homem, tais como a penicilina. A penicilina G é um antibiótico natural derivado de um fungo, o bolor do pão (Penicillium chrysogenum).
Os fungos se multiplicam por células muito pequenas. Suas células são chamadas espórios e se desenvolvem ao caírem em solo úmido, o ambiente propicio para o desenvolver de fungos que agem como parasitas se alimentando da comida de outras formas de vida. Alguns tipos causam diversas doenças que trazem prejuízo à saúde do ser humano, as doenças costumam se manifestar contaste mente em locais úmidos e quentes no corpo tais como pele, couro cabeludo, unhas e também nos transmitem doenças infeciosas através dos alimentos.
Os fungos devem ser estudados e avaliados para serem bem compreendidos, pois existem aqueles que são benéficos e auxiliam na produção de alimentos como grandes aliados, porem também se tem os outros que são totalmente maléficos e destruidores de plantações e contaminadores de alimentos que trazem contaminações a nossos serem humanos.
Fungo Inimigo Uma das espécies de fungos mais temidas na agricultura é a Hemileia Vastatrix. Esse fungo é o causador de uma doença (ferrugem do café) capaz de devastar lavouras inteiras de café.
Aliado produtores de bebidas alcoólicas
O fungo do gênero Saccharomyces é o grande aliado dos produtores de bebidas alcoólicas. Este fungo é usado no processo de fermentação