“O que são tendências, impacto nos negócios e como as organizações percebem as informações sobre tendências na construção de suas estratégias empresariais.”
Ao coletar e analisar informações do mercado, é possível identificar suas tendências. As tendências são tudo aquilo a que o mercado está “propenso a”, “tende a”, em determinado ramo de negócios. Elas sugerem uma direção a tomar, um caminho a seguir, portanto implicam em mudanças, além do que, podem ser boas ou ruins para o empresário e é por isso que as pesquisas mercadológicas são tão importantes, uma vez que com elas, ele pode se prevenir de um possível prejuízo e se atentar a um novo investimento.
Vamos tomar como exemplo o comércio. Fazendo pesquisas regulares com o consumidor é possível captar o sentimento dele ao que se refere ao estado geral da economia e de suas finanças pessoais. Assim quando o consumidor está satisfeito, tende a gastar mais, quando não, gasta menos.
Portanto, a confiança do consumidor é um fator que influencia diretamente as tendências do comércio. Em termos de consumo, também através das pequisas e testes é possível descobrir aquilo ao que, o consumidor está mais propenso a comprar, ou seja, identificar suas preferências e hábitos também é uma forma de prever um ramo a se investir.
Aliás, as vezes só as pesquisas não são suficientes, é necessário ir a fundo para entender seus desejos e necessidades, por isso a internet, e sobretudo as redes sociais têm sido de fundamental importância. A vantagem de observar o consumidor no ambiente online é a rapidez com que os resultados são obtidos, além da transparência que ele demonstra nas redes sociais quando se relaciona com as marcas. Ainda que represente pouco mais de 10 % da coleta de dados, o uso da tecnologia ajuda a realizar o estudo com muito mais velocidade a um custo mais baixo, se comparado às metodologias tradicionais de coleta de dados (pessoal e telefônica).
Observando o mercado, de um modo geral, é possível