Estrategia de empresas - livro fgv resumo
1) Evolução do Pensamento Estratégico
As escolas de pensamento estratégico são desenvolvidas a partir de várias concepções e aprofundamentos com base no desenvolvimento de determinados paradigmas estratégicos.
O que é estratégia?
A palavra estratégia vem de strategós (de stratos, “exército”, e ago, “liderança” ou “comando”, tendo significado inicialmente “a arte do general” e designava o comandante militar. Por esta razão a literatura a relaciona com situações politicas, guerras ou jogos e tem como característica alcançar um determinado desempenho competitivo.
Para Ghetmawat, “a estratégia é um termo criado pelos antigos gregos, para os quais significava um magistrado ou comandante-chefe militar”, isto é, ela era focalizada nas organizações militares e a partir daí, passou a ser apropriado pelo ambiente de negócios.
Mintzberg conceitua os chamados 5Ps da estratégia, que são 5 maneiras diferentes de pensar o conceito estratégia. A estratégia é: - Plano (plan), direção, guia ou curso de ação para o futuro, um caminho a ser seguido para levar a organização de um estado atual para um estado desejado.
As organizações criam planos para o futuro e criam estratégias pretendidas, que nem sempre são realizadas. - Padrão (pattern), consistência de comportamento ao longo do tempo. - Posição (position), a localização de certos produtos em determinados mercados. Ansolff utiliza o conceito na matriz produto versus mercado.
Porter reiterou que a estratégia é a criação de uma posição única e valiosa, envolvendo um conjunto de diferentes atividades. - Perspectiva (perspective), maneira fundamental de a organização fazer as coisas. Como perspectiva a estratégia olha dentro da organização, tendo como referencial o pensamento dos estrategistas e a grande visão da empresa. - Estratagema (ploy), manobra específica para vencer com um ardil um oponente ou concorrente.
De acordo com Mintzberg e Quinn existem três