o que são bacterias
Bactérias são seres procariontes e unicelulares. As bactérias têm uma organização simples, apresenta uma parede celular externa, membrana plasmática, DNA circular disperso no citoplasma sem nenhuma separação e ribossomos para síntese de proteínas.
Por que as bactérias são consideradas seres procariontes?
Por não apresentar um envoltório nuclear que delimita o DNA dentro de uma estrutura denominada núcleo.
Quanto à morfologia, como as bactérias podem ser classificadas?
Como cocos, bacilos, vibriões, e espirilos. Os cocos podem se agrupar e formarem colônias, nas quais dois cocos formam um diplococo. Quando enfileirados, formam um estreptococos e, em cachos, um estafilococo.
Em uma célula bacteriana existem estruturas denominadas Plasmídeos. O que são e por que são importantes?
Plasmídeos são moléculas de DNA extra cromossomais que podem ser passados de bactéria à bactéria, carregando consigo informações genéticas (e até mesmo novos genes). Essas moléculas extra cromossômicas podem ter um baixo ou alto peso molecular, fator este que irá determinar o número total de cópias que podem ser feitas a partir de um único plasmídeo. Esta relação é inversamente proporcional, ou seja, quanto maior o peso molecular menor o número de cópias a serem feitas.
Quais são as funções do mesossomo?
É uma invaginação da membrana plasmática e tem como função realizar a respiração celular de seres procariontes.
Qual a importância da parede celular das bactérias?
A parede celular envolve a bactéria. É um envoltório muito íntegro, que protege a bactéria de agressões externas. É a parede celular que define a forma da bactéria. A parede celular possui importância crítica para as bactérias, em virtude de sua resistência à tração. Essa resistência permite que a célula mantenha a sua pressão osmótica intracelular em ambientes de tonicidade variável.
Qual é a constituição básica do peptideoglicano da parede celular bacteriana?
Um termo derivado de sua composição constituída de