O que são bactérias? Onde elas vivem? O que elas podem causar aos seres humanos? Elas podem ser úteis? O que é um antibiograma?
As bactérias são os seres vivos mais antigos na natureza (evidências encontradas em rochas de 3,8 bilhões de anos). São também os mais simples do ponto de vista estrutural e os mais bem sucedidos em relação ao número de indivíduos. A quantidade de bactérias no intestino de uma pessoa, por exemplo, é superior ao número total de células humanas no corpo humano. Elas são microscópicas, unicelulares, sem núcleos e sem clorofila e se reproduzem por divisão binária. Podem ter várias formas e serem de tamanhos variados, indo de 0,2 a 6,0 micrômetros (milésima parte do milímetro). Quase todas são envolvidas por uma camada externa resistente e logo abaixo dela por uma membrana citoplasmática, contendo em seu interior DNA, RNA, proteínas e pequenas moléculas. Elas encontram seus alimentos em praticamente qualquer molécula orgânica e havendo alimentos suficientes elas se dividem muito rapidamente (a cada 20 minutos) e uma única bactéria pode gerar cinco milhões de outras num período de apenas onze horas. Podem ser encontradas na forma isolada ou em colônias e podem viver na presença ou na ausência de oxigênio (chamadas, respectivamente, aeróbias ou anaeróbias) ou, ainda, serem anaeróbias facultativas. As aeróbias normalmente vivem na pele ou no sistema respiratório e as anaeróbias nas camadas profundas dos tecidos ou nas feridas.
As bactérias exercem um importante papel ecológico porque elas fixam e devolvem o nitrogênio à atmosfera e também são úteis para o homem na indústria de laticínios e farmacêutica, que utilizam bactérias para fabricar derivados do leite e antibióticos, respectivamente.
Na natureza há dois tipos de bactérias: as eubactérias, tipos comuns encontradas na água, no solo e em organismos vivos maiores, e as arquibactérias, geralmente encontradas em ambientes inóspitos, como os pântanos, fontes termais, fundo do oceano, salinas, vulcões, fontes ácidas, etc.
Quanto à forma que assumem, as bactérias podem ser