oque são bactérias
As bactérias são seres unicelulares aclorofilados, procariontes que pertencem ao reino Monera, são microscópicos que se produzem por divisão binária.
O tamanho das bactérias pode variar de 0,2 a 5,0 micrômetros.
As bactérias são pequenas e podem multiplicar-se com rapidez simplesmente se dividindo por fissão binária. Apesar de sua relativa simplicidade, as bactérias são os mais antigos seres que se têm notícias e também são os mais abundantes habitantes da terra.
A importância das bactérias Esses seres procariontes foram e são essenciais para a manutenção da vida em nosso planeta, a começar pelo próprio fato de terem sido os primeiros organismos a aparecer na superfície terrestre, há cerca de 4,6 bilhões de anos. Disponibilizando oxigênio na atmosfera e reduzindo as concentrações de CO2 permitiram a colonização de novos organismos. Além disso, mitocôndrias e cloroplastos são derivados de bactérias endossimbiontes, ou seja: sem as bactérias, não existiriam células eucariontes e, tampouco, células vegetais.
Importância para o ser humano: se refere à presença de determinadas espécies bactérias no sistema digestório de animais ruminantes e de seres humanos lá auxiliam na quebra de determinadas substâncias, como a celulose; produção de vitaminas como a D, K e B12; e, ainda, evitam a proliferação de patógenos. Na pele, contribuem na degradação de células mortas e eliminação de resíduos.
Importância ecológica: são as bactérias decompositoras ou saprófitas que atuam na decomposição da matéria orgânica morta transformando-a em matéria inorgânica simples e depois são reaproveitada por outros seres. As bactérias fotossintetizadoras produziram oxigênio como subproduto da assimilação de dióxido de carbono no ecossistema primordial, permitindo a evolução de formas complexas com alta demanda metabólica.
As bactérias são especialistas bioquímicas, capazes de