o Que será da qualidade
O VERDADEIRO TQM (Peter R. Scholtes) - Scholtes relata a respeito de uma característica marcante das organizações do EUA, o apetite por modismos gerenciais. Muitos deles surgiram, como por exemplo, o “Just-in time” e os “círculos de qualidade”, mas nenhum desses conceitos teve êxito por lá, e em sua maioria acabam descartados ou simplesmente deixados de lado.
Isso se explica pelo fato de em todos os casos, os conceitos foram abordados de forma superficial, e na verdade nunca foram aplicados de fato. Para que uma verdadeira filosofia de qualidade obtenha sucesso, é necessário focar em seis princípios básicos que são concentrar-se no cliente externo, entender e gerir os sistemas, entender e usar dados, entender as pessoas, saber melhorar e ter direção e foco.
DESAFIOS CONTINUOS (David C. Leaman) – Leaman fala que hoje na maioria das organizações não há por parte de seus gestores um controle tão grande a respeito da qualidade como há em outros setores como nos sistemas financeiros ou de recursos humanos. Também não há estudos sobre a própria organização, sobre os problemas enfrentados anteriormente, dificultando a correção dos mesmo no futuro. Geralmente esses conhecimentos não são transmitidos entre as gerações de gerentes.
A CARREIRA EM QUALIDADE (Frank M. Gryna) – Por sua vez Gryna vê qualidade em todos os processos, seja no setor de engenharia, financeiro e até no setor de TI. E na gerencia de todos esses setores existe um profissional com papel fundamental, o Diretor da Qualidade. É esse profissional que vai garantir que todos os setores da organização tenham o mesmo foco e objetivo em suas respectivas tarefas, juntamente com o compromisso pela qualidade.
Mas ao mesmo tempo esse profissional tem um grande desafio, que é inovar, e desafiar antigas filosofias, além de estar preparado para enfrentar grande resistência ao “novo”.
TRABALHO CONJUNTO (A. Blanton Godfrey) – Godfrey relata que conceitos e ferramentas de qualidade