Trabalho Historia
1.No final do século XIX e início do século XX, a Rússia era uma das nações com maior extensão territorial do planeta. Sintetize as condições políticas, sociais e econômicas desse país nesse período.
R. O império russo abrigava povos e culturas diversas, com graves desequilíbrios sociais, econômicos e políticos. Um dos principais problemas era a concentração de terras nas mãos de poucos proprietários. Ainda no final do século XIX, as idéias socialistas já haviam chegado até a Rússia. O Partido Social Democrata abrigava os socialistas russos, entre eles estava Vladimir Ulianov, também conhecido como Lenin. As duras condições de vida e a derrota perante os japoneses, em 1905, refletiram a incapacidade e a corrupção que reinava na corte do império. A insatisfação popular se manifestou através de greves e motins nas principais cidades. As autoridades do czar reprimiram violentamente as manifestações populares e o movimento de 1905 foi abafado. Especuladores realizavam grandes lucros enquanto a maioria da população passava por necessidades. Os soldados russos mal armados e mal preparados morriam aos montes nas frentes de batalha durante o período que a Rússia permaneceu na 1ª Guerra Mundial. O imenso, arcaico e vulnerável império russo não suportou o peso de uma guerra moderna.
3.O Partido operário Social- Democrata Russo (POSDR) surgiu como um grupo clandestino de orientação socialista revolucionária, que reunia intelectuais e ativistas da classe trabalhadora. Em 1903, o POSDR se dividiu em duas tendências políticas. Que ideias eram defendidas pelos membros dessas tendências?
R. se dividiria nas facções Bolcheviques e Mencheviques, com os primeiros se tornando o Partido Comunista da União Soviética.
4. Em 1905, os Russos promoveram uma revolução no país. Faça um resumo desse movimento, explicitando suas principais causas, como ocorreu e as mudanças (ou não) ao final da revolução.
R. A