Selecao de software
[pic]
Figura 8.1 Avaliação de Produtos de Software: Série ISO/IEC 14598
Fonte: WEBER (2001, p. 47)
Estabelecer Requisitos para Avaliação
Nesta etapa do processo de avaliação realizam-se três atividades iniciais: estabelecer o propósito da avaliação, realizar a identificação dos tipos de produtos a serem avaliados e especificar o modelo de qualidade (WEBER, 2001).
[pic]
Figura 8.2 Primeira fase: Estabelecer Requisitos de Avaliação
Adaptado de WEBER (2001)
Desta forma, cabe colocar que a avaliação do software baseia-se na comparação do produto contra alguns requisitos, ou ainda, contra necessidades dos usuários. Para elaboração do questionário com os requisitos aplicados aos usuários foram considerados, para especificação dos atributos, conhecimentos da área de Engenharia do Software.
Assim estabeleceu-se o propósito da avaliação: comparar tecnologias CPM/BPM de três fornecedores distintos, buscando identificar por intermédio de pesquisa, qual delas atende melhor as necessidades dos usuários.
O tipo de produto a ser avaliado definiu-se, baseado no constante crescimento e demanda por tecnologias de Business Intelligence, Gerenciamento de Indicadores e Gestão Orçamentária, configurando desta forma o conceito CPM, chamado por alguns fornecedores de BPM. Foram definidos três fornecedores para comparação por estarem entre os potenciais do mercado: Cognos, Hyperion e Microstrategy.
Para definição do modelo de qualidade foi utilizada metodologia de Engenharia do Software gerando o Formulário de Definição da Qualidade.
Neste formulário foram enquadradas todas as questões da pesquisa de avaliação da qualidade, no qual constam os principais atributos destas tecnologias. Logo, o modelo de qualidade ideal, deve satisfazer a