O que Semi tica
Siméia dos Santos Pedroso
“O universo está em expansão, onde mais poderia ele crescer senão na cabeça dos homens?” C. S. Peirce
1. O QUE VEM A SER SEMIÓTICA?
O primeiro pensamento que temos é “seria uma quase-ótica?”, “uma ótica pela metade?” Não, não é. Semiótica é a ciência que estuda os signos, não os signos do horóscopo, mas as linguagens, não a língua que falamos, mas outro tipo de linguagem, aquela energia que reage e é reagida por você. A energia que move qualquer coisa.
Existem dois tipos de linguagem: aquela que usamos para nos comunicarmos através da fala e a linguagem da semiótica que usamos para obter conhecimentos.
Existem duas ciências de linguagem, a ciência que estuda a lingüística verbal e a lingüística da semiótica que estuda a ciência de toda e qualquer linguagem. A lingüística da língua verbal é a forma de comunicação a que estamos acostumados, tão acostumados que não percebemos as outras formas de comunicarmos com os outros. Estas outras formas de comunicação, são as linguagens que somos capazes de produzir, criar, reproduzir, transformar e consumir, ou seja, ver-ouvir-ler, para que possamos nos comunicar com os outros. SANTAELLA (1983) refere-se às linguagens com detalhes afirmando que:
Usamos nossos meios de linguagens com tal distração que não percebemos a pluralidade destas linguagens. Além da comunicação a que estamos acostumados, nos comunicamos também através de leitura e/ou reprodução de formas, volumes, massas, interações de força, movimentos; que somos também leitores e/ou produtores de dimensões e direções de linhas, traços, cores... Enfim, também nos comunicamos e orientamos através de imagens, gráficos, sinais, setas, números, luzes... Através de objetos, sons musicais, gestos, expressões, cheiro e tato, através do olhar, do sentir e do apalpar. Somos uma espécie de animal tão complexa quanto são complexas e plurais as linguagens que nos constituem como seres simbólicos, isto é, seres de linguagem.
A