Semi Tica Avalia O
Design de Produto Noturno – 7º Período
Sándor Bányai
Questão 1:
O texto “Os quatro Ventos da Comunicação” mostra 4 tendências teóricas advindas das ciências da comunicação que podem ajudar a pensar o Design como sistema de comunicação (semiótica, análise do discurso, visão dialógica, interação sociolinguística). A partir do texto, explique porque o modelo teórico tradicional da comunicação (Emissor – Mensagem – Receptor - Ruídos) hoje nos é insuficiente para pensar o design enquanto linguagem.
Resposta: O texto apresenta uma análise profunda e levanta junto à diversas fontes, diretrizes para a explicação porque o modelo teórico tradicional da comunicação é insuficiente. Logo na análise da visão peirciana nos é revelado que a Mensagem é o objeto de troca que tem de conter elementos da referência de cada interlocutor e que Referência é toda a gama de experiências, saberes, afetos, percebidas em todas as áreas e durante toda a vida do interlocutor.
Com base neste ponto inicial o texto nos mostra que o repertório (criado através das
Referências dos interlocutores) é o elemento determinante no processo de comunicação. A interseção dos repertórios do emissor e do receptor que permite que a comunicação funcione.
Mais adiante no texto a visão dialógica de Bakhtin nos mostra que o discurso do Emissor não é composto apenas por uma só voz, mas sim de uma polifonia. Nesta polifonia é possível notar seu grupo social, família, os autores que leu, seus conhecimentos e experiências. Deste modo o Receptor da mensagem recebe um discurso composto e também o interpreta de acordo com as diversas vozes que compõe o seu discurso pessoal. Bakhtin ressalta que falante e ouvinte selecionam do discurso as palavras que farão parte da rede de significação. Fica claro que não apenas o que é dito caracteriza a comunicação, mas também o não dito.
Por último o texto nos chama à atenção para os traços linguísticos, estes contribuem para a sinalização de pressuposições