O que saúde
A saúde é um dos direitos fundamentais do ser humano. Muito mais do que a ausência de doenças, ela pode ser definida como qualidade de vida. Nossa saúde depende de muitas coisas, como, por exemplo, das condições sociais, históricas, econômicas e ambientais em que vivemos, e de escolhas que fazemos no nosso dia-a-dia. No Brasil, segundo a Constituição Federal, a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. A Constituição também diz que as ações e serviços públicos de saúde são responsabilidade do sistema único de Saúde (SUS). (Fonte: http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite&codpagina=00020975)
O conceito de saúde implica em um constante movimento em termos físicos, emocionais, mentais e energéticos em conexão com nossa fonte. Harmonia conosco (pensar, sentir e agir integrado), com a família, o trabalho e o social.
(Fonte: http://www.sandraregina.med.br/medicinaintegrativa/saude/saude.htm)
É um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças.
(Fonte: OMS – Organização Mundial de Saúde)
Saúde é uma condição em que um indivíduo ou grupo de indivíduos é capaz de realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e mudar ou enfrentar o ambiente. A saúde é um recurso para a vida diária, e não um objetivo de vida; é um conceito positivo, enfatizando recursos sociais e pessoais, tanto quanto as aptidões físicas. É um estado caracterizado pela integridade anatômica, fisiológica e psicológica; pela capacidade de desempenhar pessoalmente funções familiares, profissionais e sociais; pela habilidade para tratar com tensões físicas, biológicas, psicológicas ou sociais com um sentimento de bem-estar e livre do risco de doença ou morte extemporânea. É um estado de equilíbrio entre os seres humanos e o meio físico, biológico e social, compatível com plena atividade funcional.
(Fonte: Dicionário de termos técnicos de medicina e saúde, ed.