O que quer a comunidade escolar do lauro müller com a rádio escola?
IVONETE LIDARCI DA SILVEIRA FURTADO MARILEY MAKUFKA
O QUE QUER A COMUNIDADE ESCOLAR DO LAURO MÜLLER COM A RÁDIO ESCOLA?
FLORIANÓPOLIS – SC
2008
IVONETE LIDARCI DA SILVEIRA FURTADO MARILEY MAKUFKA
O QUE QUER A COMUNIDADE ESCOLAR DO LAURO MÜLLER COM A RÁDIO ESCOLA?
Trabalho Final de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia, habilitação em Orientação Educacional, do Centro de Ciências Humanas e da Educação/FAED.
Coordenadora Geral de Estágio: Profª Drª Cristiani Bereta da Silva
Orientadora: Profª.Msc Denise Soares Miguel
FLORIANÓPOLIS - SC
2008
AGRADECIMENTOS
Dedicamos esse trabalho aos nossos familiares, que acompanharam a nossa trajetória, com um agradecimento especial aos nossos maridos pelo
companheirismo, compreensão e carinho tão fundamental para manter a motivação na efetivação desse trabalho. Agradecemos aos professores orientadores Denise Soares Miguel e Adriano de Oliveira, que como nós acreditaram que essa proposta era relevante para a nossa formação e para o campo de estágio, contribuindo com suas orientações, indicações de leituras e socialização de seus conhecimentos e experiências. E ainda as orientadoras educacionais da Escola Lauro Müller, diretoras, professores e alunos, que além de abrir espaço para a realização desse estágio, estiveram a nossa disposição, facilitando o uso de diferentes ambientes e recursos para que conseguíssemos realizar nossas intervenções.
A pesquisa científica só se faz válida à medida que se realiza para produzir bens indispensáveis à existência e adquirir instrumentos de transformação do mundo em proveito do homem. (FRANCO, 2008)
RESUMO
Este trabalho apresenta vivências e reflexões sobre a implantação da rádio “A Voz da Escola”, realizada na Escola de Educação Básica Lauro Müller. É resultado dos estudos realizados na disciplina de