ensaio
Escola de preparação Univeritária
Disciplina : Métodos de Estudo e Noções de Escrita Científica Texto de Apoio Tema 1 : Aspectos preliminares
1.1. Definição de Conceitos: estudar, método e método de estudo
A palavra « estudar » é empregada para designar a acção de passar algumas horas sentado olhando, de quando em vez, as páginas de um livro de texto, para qualificar a procura inquieta da solução de um problema, a absorção memorística – papagaiesca – de alguns nomes mais ou menos raros, ou o paciente metódico esforço de penetrar no sentido esotérico de um antigo livro filosófico, a alegre e prazenteira discussao de um tema interessante entre condiscípulos, e a árdua e desagradável meditaçao monologada. . . Para evitar confusoes e equivocos, definamos, pois, primeiramente. o que é o estudo.
A nosso juizo, estudo é o acto de concentrar toda a actividade pessoal para a aquisição/assimilação de novos conhecimentos e sua integraçao no âmbito da cultura individual.
A característica mais interessante de qualquer forma de estudo é a activa participação do interesse e esforço mental do estudante, cuja atitude deve manter-se tensamente dirigida para a captação e elaboração do novo caudal de factos implícitos em sua aprendizagem. Pois bem, segundo Maquère. e Lemaître (1999) os matriculados em uma Universidade qualquer podem ser classificados, aproximadamente, da seguinte maneira :
Uma quarta parte são assistentes irregulares e passivos aos monólogos professorais, capazes de realizar a difícil tarefa de simular que estão atentos a eles, enquanto o seu pensamento vagueia em outros sectores ;
Outra quarta parte de « ouvintes » intermitentes « vão e vêm » no campo atentivo, captando aqui e acóla conhecimentos fragmentários, quer seja durante a aula do professor, quer seja durante as demonstrações e as aulas práticas, porém em todo o caso incapazes de associá-los e de combiná-los em uma concepção sistemática da