O que psicologia da sa de
Disciplina: Psicologia da Saúde
Professora: Josiane A. F. de Almeida Prado
Acadêmicos: Leonardo Philippe Garcez
Bruna Sabine de Amorim
Psicologia da saúde
Ao pensarmos em saúde, devemos pensar que o conceito de saúde é relativo diante do local em que um individuo vive, segundo Scliar (2007, p. 30): “saúde não representa a mesma coisa para todas as pessoas. Dependerá da época, do lugar, da classe social. Dependerá de valores individuais, dependerá de concepções científicas, religiosas, filosóficas”.
Sendo assim, podemos dizer também, que como a saúde, a doença também sofre a variável dos mesmos fatores. Ao decorrer da história, doenças já foram relacionadas a entidades cósmicas, espirituais, ou até a fenômenos biológicos, como a masturbação.
Com a evolução da ciência, o estudo do corpo humano e a descoberta de doenças por vírus, fungos e diversos outros fenômenos externos, a saúde/doença voltou-se inicialmente apenas para o ramo da medicina, mas com o avanço também da psicologia como ciência, começou-se a pensar em saúde como um campo interdisciplinar, onde não apenas a medicina deveria se preocupar com o corpo e os fatores biológicos, mas também a psicologia em todo o âmbito biopsicossociocultural.
Recebendo visibilidade em meados da década de 70 do século XX, a Psicologia da saúde encontra-se em constante ascensão até os dias atuais. Determinados autores, consideram sua laboração proeminente, de extrema importância e indissociável da psicologia em si:
Falar em psicologia da saúde parece, em princípio, um neologismo, pois é praticamente indissolúvel a associação que se faz da psicologia com a saúde. Por outro lado, quando se considera que a psicologia faz parte do rol das disciplinas consideradas inerentes à formação do profissional da saúde, essa ideia de neologismo fica ainda mais forte. (ANGERAMI-CAMON, 2000, p.2)
Ainda assim, podemos encontrar outras definições aonde autores abordam a necessidade de subdividir a psicologia,