A Presen A Da Psicologia Na Sa De Publica Resumo Do Resumo
A primeira aparição da psicologia foi na educação. ( Grande Pioneiro Norberto de Souza Pinto)
Ainda considerando a primeira fase do ingresso da Psicologia nos serviços públicos, temos profissionais que vieram para Campinas trabalhar com a tecnologia dos testes psicológicos e orientação profissional, no inicio da década de 1960, na escola de cadetes do exercito.
1961 – Os profissionais puderam ter seu registro de Psicólogo.
1964 – Instalação do primeiro curso de Psicologia na cidade.
“O grande pontapé da psicologia na Saúde Publica, de se prestar serviços à comunidade, não vem exatamente do curso da PUCC. Ele é mais originário da prefeitura, do serviço publico mesmo”.
1976- Atenção primaria a saúde publica. ( Foram implantados postos de saúde, ampliado o quadro de funcionários, com auxiliares de saúde, médicos generalistas, estagiários das faculdades PUCC e UNICAMP e os serviços de saúde mental passaram a ser prestados por psicólogos, assistentes sociais e psiquiatras.
1978 – Ambulatório Municipal de Saúde Mental. ( No começo os psiquiatras cuidavam dos adultos e os psicólogos cuidavam das crianças).
1980 – Ambulatório Municipal da Saúde Mental foi inaugurado como partes de um programa de ampliação da rede ambulatorial do governo do estado.
1986 – Unidade Psiquiátrica de Urgência, também no hospital da PUCC. ( Mudança do Psicólogo na saúde publica).
1990 – Tem uma co-gestão entre a prefeitura e o Sanatório Filantrópico Candido Ferreira que passa a ser gerenciado pela prefeitura e pelas universidades.
CEVI – É um serviço de atendimento a toda a comunidade, é o único serviço de criança que da esse atendimento. ( Foi muito difícil de se conseguir abrir um centro especializado em crianças, pois essa área não recebia devida atenção, foi depois de muita luta que conseguiram abrir o centro).