Psicologia Da Sa De
Acadêmico: Andrey Oliveira
Psicologia da Saúde
O que é psicologia da saúde?
O psicólogo deverá, segundo o Conselho Federal de Psicologia (2005), “[...] promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.” É desse princípio que surge a necessidade de ter uma área da psicologia focada em analisar as relações saúde-doença de um indivíduo ou comunidade. A psicologia da saúde para Simon (1993), citado por Teixeira (2007, p. 441), é a junção de várias áreas da psicologia com o objetivo de aplicar os ensinamentos psicológicos dentro do contexto da saúde com um enfoque no indivíduo, considerando sua cultura, meio biológico e subjetividade. Ou seja, focar no indivíduo como um ser cuja saúde mental e física é resultado de múltiplas variáveis, um ser biopsicossocial. No Brasil a psicologia da saúde demorou para se estabelecer, e quando se estabeleceu seu foco foi no ambiente hospitalar, motivo pelo qual o Brasil é conhecido como pioneiro de uma nova área da psicologia, a hospitalar. Essa relação entre a psicologia e a saúde beneficiou também a psicologia, a qual ofereceu, segundo Zurba (2011)
“[...]a necessidade constante de interlocução interna e também interdisciplinar, forçando-nos a uma quebra paradigmática importante. A quebra reside no ponto de partida: toda atenção psicológica em saúde depende de um olhar sociológico sobre a constituição de sujeito e produção de sintomas, o que tem nos levado a superação de modelos lineares e pretensamente universais na explicação dos fenômenos psicológicos.”
Essa cooperação entre disciplinas beneficiou não só a psicologia como um todo, mas também delineou o papel da psicologia da saúde pois esta até então não era a única disciplina que pegava emprestado fundamentos psicológicos para aplicar na saúde. A medicina psicossomática e a medicina