RESUMO CR TICO Quest O Urbana E Servi O Social
O texto aborda a Questão Urbana e Serviço Social, o primeiro apresenta a problemática urbana desde a II Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos- Habitat II, onde foi possível pontuar indicadores urbanos, como grandes problemas sociais que precisavam de intervenção e naquele contexto terem sido considerados como um direito humano e social não concretizados até os dias atuais. Tendo em vista que o direito a cidade, ou seja, direito de viver em condições propícias a habitação, tem se dado de forma excludente, de perpetuação de privilégios e desigualdades.
Nesse sentido, afirma a necessidade da construção urgente de uma política urbana que contemple a elaboração e realização de planos e estratégias que possam assegurar com justiça e ética a distribuição dos espaços urbanos, destacando abaixo um resgate histórico da construção da Política Nacional.
Na década de 40 o poder publico brasileiro começa a investir em programas de urbanização das cidades, culminando com a industrialização de produtos nacionais, que trouxe grandes problemas sociais pois, a migração ocasionou um inchaço nas cidades que não estavam adequadas , pela falta de urbanização e saneamento básico, e ainda pela falto de espaço para moradia das pessoas que antes, deveriam morar próximo ao seu trabalho, estas passaram a invadir as áreas mais afastadas, dando inicio as invasões.
A população de baixa renda era cada vez mais excluída, os espaços urbanos eram privilégios dos mais favorecidos financeiramente. Esse processo perdurou até o início da década de 1960, quando se deu um descontrole mais intenso do uso e ocupação do solo urbano.
Em seguida, com a ditadura militar o Brasil viveu um momento de expressivo crescimento econômico, pelo aumento das exportações de produtos nacionais e a consolidação das indústrias. Contudo, esse crescimento continuou a