O que não é democracia
Introdução
Por definição, “CIDADANIA” representa a qualidade ou estado de cidadão, o indivíduo que goza de direitos civis e políticos e que está sujeito a uma série de deveres perante o Estado. Por sua vez, o “ESTADO” define-se por uma nação politicamente organizada cujos órgãos governativos foram eleitos democraticamente. A “não-cidadania”, caracteriza situações ou determinados comportamentos envolvendo concidadãos que, sempre por vontade própria, transgridem nas suas obrigações e deveres para com a restante comunidade, certamente sem nunca quererem abdicar dos respectivos direitos.
O que Não é Democracia
Sempre que alguém declama em alto e bom tom que é um cidadão, associa a cidadania ao dever de voto e pagamento de impostos. Quem nunca ouviu o grande clássico: "Sou cidadão, pago meus impostos em dia. Tenho o direito de..."???
Mas cidadania não é apenas isso
Segundo o Dicionário Aurélio, “cidadania é a qualidade ou estado do cidadão”, entende-se por cidadão “o indivíduo no gozo dos direitos civis e políticos de um estado, ou no desempenho de seus deveres para com este”.
Aurélio está certíssimo, cidadão é aquele que goza plenamente de seus direitos civis e políticos, mas também aquele que desempenha seu dever perante a sociedade.
Para sermos cidadãos completos, plenos, precisamos também termos papéis ativos na sociedade. Não estou dizendo que todos nós devemos subir no coreto da pracinha e inflar a população para rebelião, longe disso! Estou dizendo que todos nós, no dia-a-dia devemos ter atitude cidadã. Lembrando que a cidadania é exercida todos os dias, não tem folga, férias ou feriado.
Vários são os exemplos: Não jogar lixo nas ruas ou pelas janelas dos veículos (isso eu vejo todos os dias), se não tiver uma lata de lixo por perto, basta colocar o lixinho na bolsa e no chão do carro e esperar a primeira oportunidade para descartá-lo; ao levar o cachorrinho para passear, sempre levar um saquinho plástico para limpar a