Democracia e cidadania
Prof. Pedro Felix
DEMOCRACIA
A palavra DEMOCRACIA vem do grego:
DEMOS = POVO
KRATOS = PODER; AUTORIDADE
Significa poder do povo. Não quer dizer governo pelo povo. Pode estar no governo uma só pessoa, ou um grupo, e ainda tratar-se de uma democracia – desde que o poder seja do povo. O fundamental é que o povo escolha o indivíduo ou grupo que governa, e que controle como ele governa. As funções de poder são delegadas.
DEMOCRACIA CLÁSSICA
A democracia teve origem na Grécia Antiga. Atenas e outras cidades-estados implantaram um sistema de governo por meio do qual todos os cidadãos livres podiam eleger seus governantes e serem eleitos para tal função.
DEMOCRACIA CLÁSSICA
Eram excluídos os escravos, as mulheres e os estrangeiros. Na verdade, os cidadãos formavam um grupo numericamente reduzido e privilegiado.
DEMOCRACIA CLÁSSICA
Imaginemos o que é uma pólis grega. Uma assembléia a cada nove dias. A Democracia Clássica era direta, ou seja, a cada semana e meia, o povo de Atenas se reunia e decidia todo tipo de questão.
DEMOCRACIA CLÁSSICA
A Democracia Grega durou apenas duzentos anos: dos séculos VI ao IV antes de Cristo. Com freqüência ocorriam situações em que a normalidade democrática era interrompida.
Quando havia algum conflito com uma região ou cidade vizinha, eram atribuídos a alguns generais poderes absolutos enquanto durasse a guerra.
O sistema democrático durou menos tempo em Roma do que na Grécia e, mesmo durante o período republicano, o poder permaneceu nas mãos da Aristocracia.
A DEMOCRACIA RENASCE
Houve um quase eclipse da democracia por mais de 2.000 anos, isto é, entre o fim da democracia ateniense e a recuperação dessa forma de governo com a REVOLUÇÃO AMERICANA (1776) e a REVOLUÇÃO FRANCESA (1789)
DEMOCRACIA MODERNA
Só no século XVII começaram a ser elaboradas as primeiras formulações teóricas sobre a democracia moderna.
O filósofo britânico John Locke foi o primeiro a