O que Hermafroditismo
O hermafroditismo é uma condição ainda pouco conhecida, configurando um distúrbio tanto morfológico quanto fisiológico e que acomete as gônadas sexuais e/ou os órgãos genitais de um indivíduo, que simultaneamente manifesta estrutura tecidual testicular e ovariana.
É comum referir-se a pessoas com esta condição de “hermafroditas”. Este termo, no entanto, está ultrapassado e, aos poucos, está caindo em desuso. Atualmente, o nome mais correto para a condição é “intersex”.
Tipos
Hermafroditismo, ou Intersexo, pode ser dividido em quatro categorias distintas:
46-XX Intersexo - ou Pseudo Hermafroditismo feminino
O indivíduo nasce com os cromossomos femininos (XX) e com ovários, mas a genitália externa é masculina.
46-XY Intersexo - ou Pseudo Hermafroditismo masculino
Neste tipo de intersexualidade, o indivíduo apresenta cromossomos masculinos (XY), mas a genitália externa não é completamente formada – ela pode ser uma genitália ambígua ou evidentemente feminina.
Intersexo Gonadal Verdadeiro - ou Hermafrodita verdadeiro
Aqui, o indivíduo apresenta tanto tecido ovariano quanto tecido testicular. Isso pode acontecer na mesma gônada (chamado, portanto, de ovotestículo), ou a pessoa também pode apresentar um ovário e um testículo.
Intersexo Complexo ou Indeterminado
Uma pessoa com este tipo de intersexualidade pode apresentar diferenciações cromossômicas, que incluem 45-XO (somente um cromossomo X), 47-XXY e 47-XXX, sendo que os dois últimos apresentam um cromossomo sexual extra.
Causas
O sexo do bebê é definido no momento da concepção, em que o espermatozoide que fecunda o óvulo pode estar carregando um cromossomo X ou Y. O óvulo sempre contém o cromossomo X. Se na fecundação o par do cromossomo 23 for XX será uma menina, se for XY será um menino.
Os órgãos sexuais são formados a partir do mesmo tecido, então o que definirá como eles se desenvolverão é o cromossomo enviado pelo pai, sendo que a presença ou ausência de um cromossomo feminino