Hermafroditismo
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular de Biologia do Desenvolvimento e o tema apresentado é o Hermafroditismo. Por definição sabemos que o hermafroditismo é um individuo que anormalmente nasce com dois sexos diferentes, ou seja, em simultâneo apresenta sexo feminino e sexo masculino. Ao ser lecionada a matéria de embriologia do corpo humano nesta unidade curricular, ao percebermos como se desenvolvem as estruturas que constituem o nosso corpo, em destaque, quais as estruturas responsáveis pelo desenvolvimento dos órgãos sexuais primários e secundários, assim surgiu-nos a curiosidade de perceber como ocorrem as anomalias que irão originar neste individuo que provoca o aparecimento de diversas características sexuais femininas e masculinas. Sabendo devido a uma pesquisa generalizada sabemos que o processo de formação de gémeos poderá estar relacionado com a formação de um hermafrodita, por isso pretendemos também analisar este parâmetro.
Pretendemos também saber que tipos de hermafroditismo existem, e quais os possíveis tratamentos que se podem realizar para minimizar os efeitos desta anomalia, e que assim o individuo possa ter uma vida social normalizada e que não seja discriminado por apresentar modificações na sua morfologia sexual. Ao sabermos que o cariótipo de um individuo do sexo masculino é 44+XY e que de um individuo do sexo feminino é 44+ XX, pretendemos também tentar compreender qual será o cariótipo de um individuo que apresente caracteres de cariótipo X e Y em simultâneo. Fará parte do nosso estudo para o desenvolvimento do nosso trabalho também pesquisar quais as possíveis hormonas que estarão envolvidas na nossa anomalia.
1.Desenvolvimento Embrionário
O desenvolvimento embrionário, também conhecido por embriogénese, é o processo através do qual o embrião é formado e se desenvolve. A embriogénese inicia-se aquando a fecundação do oócito II (fig.1 e 2), que, após este processo passa a