O Que Foi O Imperialismo
Imperialismo é a política ocorrida na época da Segunda Revolução Industrial. Trata-se de uma política de expansão territorial, cultural e econômica de uma nação em cima de outra. Basicamente, os países imperialistas buscavam três coisas: Matéria-prima, Mercado consumidor e Mão-de-obra barata. Adaptado de “História Do Mundo”. Mão-de-obra barata é um dos interesses dos imperialistas.
Este conceito constituiu-se em duas características fundamentais: o investimento de capital externo e a propriedade econômica monopolista. Desse modo, a capitalização das nações imperialistas gradativamente se ampliava, por conseguinte a ‘absorção’ dos países dominados, monopólios, mão-de-obra barata e abundante e mercados consumidores levavam ao ciclo da nova colonização, obtendo máximo poder.
Pontos Negativos do Imperialismo:
- A dominação cultural é uma dimensão integrante de qualquer sistema sustentável de exploração global. Graças a isto, o imperialismo americano não pode ser entendido meramente como um sistema econômico-militar de controle e exploração. Resumindo: O “desaparecimento” da cultura.
- Formação de blocos antagônicos entre as potências industriais. Resumindo: Lutas entre potências (Ex.: França X Inglaterra) Mortos em lutas. (Imagem apenas ilustrativa)
- Desencadeou a Primeira Guerra Mundial . Resumindo: Trouxe guerras.
- Submissão dos países conquistados em relação aos conquistadores. Resumindo: Colônias se “ escondem” das suas metrópoles.
- Alta fabricação de produtos, sem reconhecimento dos funcionários da fábrica. Resumindo: Dor nos operários.
- Dominação cultural, econômica e política dos países pobres. Resumindo: Dependência Econômica aos países conquistados
- Superioridade perante os lugares conquistados. Resumindo: Maior Poder
Pontos Positivos do Imperialismo
O imperialismo contribuiu com a industrialização, o aumento da tecnologia, e não podemos negar que a economia atual de alguns países colonizados no século XIX cresceram, ao longo do