o que faz um coreografo
Criando movimentos de dança para balé clássico, balé moderno e outros variados ritmos musicais, o Coreógrafo é o profissional responsável por elaborar em conjunto com a música sequências de movimentos corporais que, no final, resultam em dança. Se dedicam a criar danças originais ou novas interpretações de peças já existentes. Os coreógrafos têm uma formação similar à dos bailarinos, que depois é dirigida para outros aspectos ligados à criação e composição que são próprios da dança, mas também de outras áreas artísticas. Além de poder desenvolver musicais e representações coreográficas, o profissional também tem a possibilidade de atuar como docente de dança, transmitindo a seus alunos distintas modalidades de danças já conhecidas.
Enquanto professores, o papel dos bailarinos e coreógrafos é ensinar aos alunos técnicas e estilos, demonstrando, explicando e orientando os alunos com vista a desenvolver as suas capacidades de execução e interpretação, aumentando o seu potencial físico e artístico. Enquanto professores, podem também transmitir noções teóricas ligadas à história e escrita da e sobre a dança, bem como noções técnicas de montagem e produção de espectáculos, quando habilitados para dissertar sobre estas áreas. O especialista em coreografia cria e recria movimentos, renova passos e ensina os interessados a aprenderem o domínio do ritmo no corpo. Normalmente, estes profissionais especializam-se num determinado tipo de dança.
Quando trabalhando com um diretor, o coreógrafo deve ganhar o entendimento completo da visão deste sobre o show, incluindo estilo e ritmo, e deve estar familiarizado com o script e música. Um coreógrafo eficaz é aquele que apoia a visão do diretor, de modo que todos os elementos de movimento e dança trabalhem como parte de um todo maior. Alguns diretores darão a seus coreógrafos um grande nível de liberdade, mesmo assim, o resultado deve ser parte de um todo orgânico, apoiando a estória, personagens e a intenção