O que encinar em artes
Reconhecendo a importância da arte na formação e desenvolvimento das crianças e na construção de pessoas sensíveis, confiantes, transformadoras, que se percebam como únicas e valorizem sua forma de ser e perceber. Então é importante destacar que o trabalho aqui registrado entende arte como linguagem e conhecimento, portanto, fazer arte é uma das mais ricas formas de expressão de nossos sentimentos, ideias e pensamentos. O ensino de Arte deve propiciar um espaço favorável ás descobertas realizadas pela criança, permitindo assimila-las, transforma-las e expressa-las de forma natural e prazerosa. Neste contexto uma das importantes finalidades desse trabalho é levar o professor a refletir sobre um plano no qual encontre possibilidade de ensinar/aprender arte de modo significativo e competente, pois a responsabilidade primordial do professor esta pautada em favorecer aos alunos, o acesso ao patrimônio histórico e artístico construído pela humanidade, sem perder de vista o cotidiano dos educadores e da comunidade escolar.
Palavras-chave: Arte. Linguagem. Ideias.
1 INTRODUÇÃO
Durante muitos anos, o ensino de Artes se resumiu a tarefas pouco criativas e marcadamente repetitivas. Desvalorizadas na grade curricular, as aulas dificilmente tinham continuidade ao longo do ano letivo. As atividades iam desde ligar pontos até copiar formas geométricas. A criança não era considerada uma produtora e, por isso, cabia ao professor dirigir seu trabalho e demonstrar o que deveria ser feito.
Nas ultimas décadas, essa situação vem mudando nas escolas brasileiras. Hoje, a tendência que guia a área é a chamada sociointeracionista, que prega a mistura de produção, reflexão e apreciação de obras artísticas. Infelizmente, ainda há professores trabalhando na chamada metodologia tradicional, que supervaloriza os exercícios mecânicos e as copias por acreditar que a repetição é capaz de garantir que os alunos fixem