O Que Educa O
O termo Educação se origina do latim “educere” que significa: extrair, tirar, desenvolver. Não é preciso se estar na escola para se intuir sobre como ser educado ou como educar alguém, desenvolvendo o germe latente dentro do “eu” de cada um.
A educação é o elemento-chave na construção de uma sociedade baseada na informação, no conhecimento e no aprendizado, pois sabemos que ninguém escapa da educação seja em casa, na rua, na igreja ou na escola, de um modo ou de muitos todos nós envolvemos pedaços da vida com ela, seja para aprender, para ensinar, para aprender-e-ensinar, para saber, para fazer, para ser ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação.
A educação é um meio pelo qual o homem desenvolve potencialidades biopsíquicas inatas, mas que não atingiram a sua perfeição. Na verdade, quem descobriu que na prática, “o fim da educação são os interesses da sociedade, ou de grupos sociais determinados, através do saber que forma a consciência que pensa o mundo e qualifica o trabalho do homem educado, não foram os filósofos do passado ou os cientistas de hoje. Esta é a maneira natural dos povos primitivos, com quem estivemos até há pouco, tratarem a educação de suas crianças, mesmo quando eles não sabem explicar isto com teorias complicadas ” (p. 67).
Assim, a obra de Carlos Brandão discorre sobre uma temática fundamental, muito presente na sociedade moderna, visto que descreve dentro do ponto de vista psicopedagógico e sociológico, em que a educação é mostrada como algo pertencente a todos. A educação acontece em locais onde não há escola, já que por toda parte pode haver “redes e estruturas sociais de transferência de saber de uma geração a outra, onde não foi sequer criado à sombra de algum modelo de ensino formal e centralizado. A educação aprende com o homem a continuar o trabalho da vida” (p. 13).
Nesta perspectiva o livro começa por criar uma relação entre as definições e limitações que a educação tinha desde as antigas