O Que Cient Fico
Resumo: Rubem de Azevedo Alves é educador, escritor, psicanalista e teólogo, doutor em filosofia pela Universidade de Princeton (EUA) e professor em mérito da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). O livro “O que é científico” mostra opiniões do que seria algo científico através da ciência e do senso comum. Ainda como mostra o autor conhecimento científico é aquele que é provado e comprovado pela ciência através de teorias e hipóteses. E conhecimento popular é aquele que é reconhecido pela maioria, mas isso não quer dizer que este não possa ser real. A ciência nem sempre pode ser tão verdadeira, pois ela pode ser derrubada pela veracidade do censo comum.
Introdução
“[...] Então, a ciência é um instrumento necessário e competente para se conhecer as coisas que podem cair nas suas redes. Mas há uma quantidade enorme de ‘coisas’ que não podem ser conhecidas cientificamente [...].” (p.10)
Comentário: O objetivo da ciência é buscar respostas para as coisas que podem ser conhecidas cientificamente, porém tem coisas que ela não consegue explicar mesmo sendo reais, como por exemplo, os sentimentos.
Redes e peixes “Não sou filósofo por que não penso a partir de conceitos. Penso a partir de imagens. Meu pensamento se nutre do sensual. Com imagens eu construo histórias." (p.14) “Resposta: é aquilo que caiu nas redes reconhecidas pela confraria dos cientistas. Cientistas são aqueles que pescam no grande rio...” (p.18)
Comentário: O científico parte daquilo que se pode ver e comprovar concretamente, é comparado a uma pescaria, por isso, torna-se algo limitado no seu rio do saber a ponto de que não deve ter nenhum tipo de mudanças, quando mais estático melhor e o que não pode ser conhecido pela rede da ciência , é algo inaceitável.
A mente é um estômago
“[...] Nietzsche se deu conta da mesma analogia e afirmou que ‘a mente é um estômago’. Quem entende como funciona o estômago entende como funciona a cabeça.”