especialidade de orquideas
2. Quais são os dois principais grupos de orquídeas de acordo com os padrões de crescimento? Diz o nome e mostra exemplos de cada uma das plantas ao vivo ou em fotografia.
3. Qual a diferença entre orquídeas epífitas, parasitas e saprófitas?
4. Fala sobre a distribuição das orquídeas, fazendo uma referência particular àquilo que acontece no teu país.
5. Diz o nome das orquídeas que são mais cultivadas. Identifica três delas ao vivo ou em fotografias. O que é cultivar?
6. Fala sobre os cuidados essenciais que se deve ter no cultivo de orquídeas. Tens de plantar, e cuidar de uma orquídea durante seis meses.
7. Quais são as principais utilizações das orquídeas? Que orquídea é a mais utilizada a nível comercial?
O QUE É UMA ORQUÍDEA? A família das orquídeas é, provavelmente, a maior família das angiospermas. Foram já descritas, até á atualidade, mais de 25000 espécies e produzidos outros tantos híbridos, por cruzamento de formas espontâneas e cultivadas. Há orquídeas com as mais variadas dimensões, desde plantas extremamente pequenas, com flores do tamanho de uma cabeça de alfinete até plantas com mais de três metros de altura, capazes de produzir hastes florais de comprimento superior a quatro metros. Formas tão diferentes podem ser englobadas numa única família devido ao fato de possuírem uma estrutura floral idêntica. Numa flor típica da orquídea há sempre três sépalas (verticilo externo) e três pétalas (verticilo interno), embora algumas destas partes possam aparecer fundidas ou bastante reduzidas. Uma das pétalas, o labelo, é diferente das outras, quase sempre maior e mais vistoso; geralmente a flor cresce de tal modo que o labelo é o segmento inferior. Projetando-se do centro da flor, surge um órgão carnudo e claviforme, o ginostêmio ou coluna, como resultado da fusão dos órgãos masculinos (estames) e femininos (carpelos). Este conjunto caracteriza uma orquídea. A antera localiza-se no extremo da coluna e contém